RES: [OSGeo-Brasil] Apresentação

Rafael Medeiros Sperb rsperb em univali.br
Quinta Novembro 13 09:31:35 EST 2008


Olá a Todos,

Já que está em andamento uma rodada de apresentações, segue a minha:

Rafael Medeiros Sperb, oceanógrafo atuando no Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da UNIVALI como professor nas disciplinas de Geomática e Análise de Risco, e como pesquisador responsável pelo G10 (Lab. de Computação Aplicada onde o Fernando Quadros teve sua formação na área de geoinformação). Sou também, juntamente com o Uchoa, um dos representantes com direito a voto da OSGeo.

Quanto ao G10, ele vem atuando desde 2000 na área de geotecnologias, com ênfase na construção de sistemas de informação baseados em web, e suporte geo (maperver e geoserver) para aplicações na área do meio ambiente. Dentre nossas contribuições contam o desenvolvimento do suporte Oracle para o Mapserver, os encontros de usuários Mapserver, e diversos sistemas, como o sistema de informações do projeto tamar - SITAMAR (http://siaiacad15.univali.br/sitamar/) e o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite - PREPS (http://www.preps.gov.br).

Mais recentemente temos contribuído com as definições dos padrões de interoperabilidade de dados geo para o e-PING, além de termos submetido o Brasil para organizar o OSGeo 2008. Pleito perdido por uma "cabeça" para a África do Sul.

Em resumo é isso. Bons ventos a todos.

Rafael 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Brasil