[OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Jorge Gustavo Rocha jgr em di.uminho.pt
Sábado Outubro 18 08:08:43 EDT 2008

Olá Felipe, olá a todos,

Folgo em ver o seu entusiasmo e concordo que o Brasil é um óptimo local
para o FOSS4G 2010. Seria bom que os outros brasileiros que estiveram na
Cidade do Cabo também partilhassem o seu entusiasmo (Milton, Fred, Rui,
Karine e Daniele).

Por várias razões, mas a primeira é para juntar os muitos elementos
desta lista numa causa comum, para ajudar a criar uma comunidade mais
forte no Brasil, pois esta lista tem andado muito parada. Na minha
opinião, se for uma candidatura promovida e apoiada por apenas meia
dúzia de pessoas, não vale a pena. Tem que ser uma causa catalisadora.

Da minha parte, embora não seja brasileiro, darei todo o apoio que for
necessário, se isso acrescentar valor à proposta. Para o Capítulo de
Portugal do OSGeo seria muito bom que esta iniciativa acontecesse no
Brasil. Estou disponível para propor e pensar num evento satélite "em
português", durante o FOSS4G no Brasil.

Penso que o Rafael Sperb (e outros) também poderá contribuir para esta
causa, já que me parece que esteve envolvido na (tentativa) de trazer o
último FOSS4G para o Brasil. Deve-se aproveitar algum do 'brain
storming' que fizeram.

A Holanda também me parece um forte candidato. Na Cidade do Cabo
começaram a falar entre eles para se organizarem e fazerem uma proposta.
Não vai ser fácil preparar uma proposta que supere a Holanda.

Passo o link da chamada a candidaturas:
http://www.osgeo.org/sites/osgeo.org/files/webfiles/conference/rfp/2010/osgeo-conference-2010-request-for-proposal.pdf
Parece-me que, para se conseguir uma candidatura viável, temos que
começar a trabalhar quanto antes. É necessário contactar alguns dos
possíveis patrocinadores, algumas instituições que se queiram associar
(i.é INPE), etc. São tudo contactos que demoram algum tempo.

De resto, fica o notícia de que o Capítulo de Portugal vai ter as suas
primeiras jornadas na semana que vem. Tudo aponta para que seja um
grande sucesso, pois todos os workshops ficaram lotados e tivemos que
fechar as inscrições (nos workshops e nas jornadas), pois ficou tudo
lotado! O site das Jornadas está disponível em http://www.sigaberto.org.

Votos de um bom fim de semana para todos,

Jorge
--
jorge gustavo rocha
departamento de informática