[OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Rafael Medeiros Sperb rsperb em univali.br
Terça Outubro 21 06:49:47 EDT 2008

Prezados,

Como é de conhecimento de todos, perdemos do FOSS4G 2008 na última curva para a África do Sul. Após, deixei claro ao Tyler, após ser solicitado à encaminhar novamente a submissão do Brasil para organizar o evento, que eu não me envolveria diretamente, pois estou organizando o CoastGIS 2009. De qualquer modo, sugiro que seja aproveitado o encontro do capítulo brasileiro da OSGeo no Latinoware para que, caso haja interesse, seja montada uma comissão organizadora. Infelizmente não estarei presente, devido a problemas profissionais, mas coloco aqui alguns itens importantes:

- O local, de fato, deve se de fácil acesso. Rio parece ser o mais indicado, pois além de ter um aeroporto internacional, tem as belezas que vão trazer mais participantes.

- Não deve ser desconsiderado que os custos para realizar tal evento no Rio, ou mesmo São Paulo, são maiores que realizá-lo em locais menores, como Florianópolis, Foz do Iguaçu, Vitória, Natal... Pura relação de custo benefício. Lembro que alguns membros da OSGeo já conhecem Santa Catarina (Steve Lime, Tyler, Arnulf e Daniel), o que evitaria uma eventual visita deles (custo....).

- A relação comercial vs academia deve ser balanceada... Não pode ser um evento puramente comercial. É importante lembrar que muitos desenvolvedores são membros de universidades.

- Finalmente, a comissão deve ser pró-ativa. Após ter organizado 5 grandes eventos (com mais de 800 participantes), chamo atenção para este ponto crítico, pois na hora de arregaçar as mangas, a equipe some.

Desde já coloco a disposição o material submetido à OSGeo para servir de referência, bem como para auxiliar dos bastidores o que tiver condições.

Bons ventos a todos,

Rafael M. Sperb