[OSGeo-Brasil] INDE

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Sexta Janeiro 23 12:11:27 EST 2009

Por mim não tem problema.

Posso passar as informações das reuniões para o pessoal através da lista.
Na verdade, a intenção é que tenhamos todas as informações relacionadas aos
trabalhos estejam disponíveis no site da CONCAR (estamos finalizando o novo
site) e também em um ambiente "Wiki" onde os trabalhos dos capítulos serão
realizados.

De qualquer forma, reforço que o objetivo do CINDE é receber o maior número
de contribuição de pessoas especializadas possível.

[]'s,

Hesley

|------------>
| De:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Edmar Moretti <edmar.moretti em mma.gov.br>                                                                                                |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil em lists.osgeo.org                                                                                                                  |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |23/01/2009 14:04                                                                                                                        |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: [OSGeo-Brasil] INDE                                                                                                                 |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Algumas pessoas que fazem parte da lista já estão participando do CINDE,
como eu, o Hesley, Luis Fernado...
Os coordenadores, ao meu ver, poderiam ser outras pessoas, para termos um
grupo maior. Uma das funções dos coordenadores poderia ser gerar informes
aqui na lista sobre as discussões tidas nos grupos e que poderiam ser
incluídos também no capítulo brasileiro.

Acho que seria interessante colocarmos uma entrada no capítulo sobre a
INDE. Talvez o Hesley, que tem mais informações sobre o histórico do CINDE,
descrição dos grupos, agenda, etc, poderia dar o pontapé inicial. O que vc
acha Hesley?

Helton Uchoa escreveu:
      Oi Edmar,

      Creio que devemos realmente iniciar um trabalho mais efetivo
      participando da INDE. Eu tenho mantido uma ponte aérea entre Rio e
      DF. Tenho como garantir uma frequência nos eventos ocorridos no Rio
      ou DF, mas temos q ter um grupo com suplentes, isso não pode ser
      iniciativa de 1 ou 2 pessoas.

      Eu tenho a facilidade de contar com o apoio institucional da empresa
      com recursos para minhas viagens, tendo em vista que as iniciativas
      da INDE afetam diretamente os negócios da empresa. Desta forma, eu me
      coloco à disposição para fazer as articulações necessárias.

      Acho q devemos ter um grupo com pessoas que possam realmente
      contribuir tecnicamente para estes debates. Temos q definir um
      coordenador e os suplentes, para termos certeza que teremos sempre um
      representante nos debates.

      Depois que acertamos isso, eu irei propor a OSGeo (falarei com o
      Tyler, inicialmente) para formalizar o nosso grupo como representante
      da OSGeo Brasil.

      O que vcs acham?
      Quem pode ser coordenador ou suplente? Eu posso atuar como
      coordenador ou suplente.
      Quem deseja participar do grupo?

      []s Uchoa

      2009/1/23 Edmar Moretti <edmar.moretti em mma.gov.br>
            Olá pessoal:

            As discussões em torno da implantação da Infra Estrutura
            Nacional de Dados Espaciais estão ocorrendo por meio do CINDE,
            comitê da INDE. As reuniões estão ocorrendo geralmente no Rio
            de Janeiro.

            O processo de implantação foi dividido em capítulos, cada
            capítulo tem um grupo com dois coordenadores a saber:

            Capítulos 1 (Sumário Executivo) e 2 (IDEs: Conceitos)

            Capítulo 3 - Atores da INDE

            Capítulo 4 - Dados e Metadados da INDE

            Capítulo 5 - O Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais
            (DBDG)

            Capítulo 6 - Recursos Humanos

            Capítulo 7 - Divulgação da INDE

            Capítulo 8 - Plano de Ação para Implantação da INDE

            Creio que agora é a hora da OSGEO pleitear participação nos
            grupos de forma "oficial", se é que isso é possível.
            O que vcs acham?
            Como poderemos articular isso?
            Temos condições de arrecadar fundos para custear as despesas de
            participação de algumas pessoas?
            Poderíamos endereçar uma carta ao CINDE colocando a OSGEO à
            disposição para colaborar no processo?
            Quem assinaria essa carta?
            Quais seriam as condições (da OSGEO) para a participação?

            --

            Edmar Moretti
            CGTI/MMA

            skype: edmar.moretti

      Helton UCHOA :: uchoa@{opengeo.com.br;geolivre.org.br;open3dgis.org}
      Consultant in FOSS GIS :: 55 21 2518-6233 :: 55 21 9147-5298
      OpenGEO :: On-demand training and solutions :: www.opengeo.com.br
      GEO Livre community:: Because Geoinformation should be free ::
      www.geolivre.org.br
      Be free by using Free Software, such as MapServer,
      PostgreSQL/PostGIS, gvSIG...