[OSGeo-Brasil] OpenGeo e relações estranhas

Fernando Silveira de Quadro fsq em univali.br
Terça Março 31 13:34:02 EDT 2009

Edmar,

Eu entendo a sua preocupação, e sei que é um risco que se corre. Porém
não tenho visto tais tendências no GeoServer, o Core Team parece
tomar decisões a parte de seus clientes, o que não impederia
adicionar no GeoServer uma funcionalidade interessante desenvolvida
especificamente para um cliente.

O Core do GeoServer hoje é composto pelos desenvolvedores da
OpenGeo.org e da GeoSolutions.it (que contribui com o GeoServer,
Geotools e uDig) e até onde sei ganham em cima das consultorias
prestadas nessas ferrametas e outros serviços que eles oferecem.

Quanto a contribuições eu não sei como isso é gerido, e pra quem
especificamente vai esse dinheiro, caso ele realmente exista ou seja
uma quantia considerável.

Quanto a motivação do colaborador, ai vai de cada um, mas no mundo
OpenSource vejo que a maioria dos colaboradores entram nos projetos
por acharem interessante, mesmo sabendo que não ganharão "nada" em
troca, além do conhecimento, que na minha opinão já é uma grande
recompensa, e que na maioria do casos rende muitos frutos. Vejo isso
muito evidente nas comunidades que acompanho mais ativamente como a
comunidade Java.

Por isso, acho que a consultoria é apenas uma forma deles
"sobreviverem".

Abraço,
Fernando Silveira de Quadro
Fone: +55 (48) 9638-1490 / +55 (47) 9617-1375
Site: http://www.fernandoquadro.com.br
Email: fsq em univali.br
MSN: fsquadro em hotmail.com
Skype: fernando.quadro