[OSGeo-Brasil] texto sobre INDE

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Quinta Janeiro 21 10:15:41 EST 2010

Os arquivos traduzidos já foram enviados para o pessoal responsável pela
distribuição oficial.

[]'s,

Hesley

|------------>
| De:        |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Felipe Costa <fsc7mail em gmail.com>                                                                                                                 |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil <brasil em lists.osgeo.org>                                                                                                                   |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |21/01/2010 10:23                                                                                                                                  |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: [OSGeo-Brasil] texto sobre INDE                                                                                                               |
  >--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Bom texto Edmar.
Só uma pergunta, a tradução do IBGE para português_br já está disponível na
distribuição oficial. Acho que essa seria uma cobrança deles...
Abs,

Felipe

2010/1/20 Edmar Moretti <edmar.moretti em terra.com.br>
      escrevi alguma coisa sobre o tópico INDE que sugeri. Segue abaixo.
      Espero que possa ser útil.

      INDE

      No final de 2008, o governo brasileiro instituiu por meio do decreto
      número 6.666 (
      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6666.htm
      ) a Infra-Estrutura Nacional de Dados Espaciais, tornando obrigatório
      o compartilhamento de dados entre os órgão executivos federais. O
      decreto estabelece também a criação de um portal para acesso aos
      dados e metadados.
      No ano de 2009 foi definido um grupo de trabalho para a implantação
      do portal, coordenado pela comissão de cartografia. Esse grupo
      elaborou o projeto de implantação do portal e definiu os prazos para
      sua efetivação. Os membros da lista da OSGEO-Br elaboraram uma carta
      ao comitê de implantação da INDE declarando o desejo de participação
      e o apoio ao grupo, sendo que essa participação ocorreu de forma
      efetiva.

      Um outro passo importante na construção da INDE foi a publicação do
      perfil nacional de metadados, baseado nas normas ISO. O perfil foi
      discutido em várias reuniões técnicas, lideradas pelo IBGE (Instituto
      Brasileiro de Geografia e Estaística http://www.ibge.gov.br/) e com a
      sociedade por meio de consulta pública, em ambos os casos houve a
      participação efetiva de membros da OSGEO-Br.

      Como fruto de uma parceria técnica entre o IBGE e o MMA (Ministério
      do Meio Ambiente), o software Geonetwork, já utilizado pelo MMA, foi
      testado e adotado pelo IBGE, sendo que as bases de metadados dessas
      duas instituições encontram-se agora integradas. O IBGE, ainda,
      traduziu o Geonetwork para o português e adaptou o software para o
      perfil nacional de metadados (
      http://metadados.geo.ibge.gov.br:8080/geonetwork/srv/br/ibgeSupport).

      Com a consolidação das bases de metadados, o projeto GeoSur (
      http://www.geosur.info), que pretende ser um canal de disseminação de
      dados espaciais na América do Sul, ganha maior força, uma vez que
      passou a contar com os resultados da implantação da INDE no Brasil.

      --

      edmar.moretti em terra.com.br

      Skype/MSN:

      edmar.moretti