[OSGeo-Brasil] Re: Digest Brasil, volume 153, assunto 4

Igor Baria igbaria em metrosp.com.br
Terça Julho 13 18:35:19 EDT 2010

Pessoal,
         é a primeira vez que escrevo para a lista, apesar de acompanhar
"par-e-passo" as discussões aqui produzido, ainda que tímidas. Estou mergulhando em
um mundo que, pessoalmente, acho que deve ser um grande braço das geotecnologias,
principalmente em tempos de INDE. Pois bem, trata-se da ontologia dos dados e da
"normalização" dos dados com a descrição detalhada e classificação minuciosa. Sei que
o CONCAR já fez alguma coisa neste sentido mas parece que existe uma grande lacuna,
neste sentido, a ser preenchida. Penso que este assunto, por ser quase que
exclusivamente da academia, deveria ser levado a cabo em um encontro, que seja do
MundoGeo, para dar início as discussões e como implementa-lo em nível Brasil e
conjuga-lo com aquilo que é desenvolvido no mundo. Por outro lado penso que aplicação
prática das geotecnologias livres também deve ser um forte apelo neste tipo de
encontro, para, inclusive, mostrar que o SL pode ser usado em aplicações
profissionais e, melhor ainda, ser customizado para a sua aplicação.

Eng. Igor Baria, MSc
igbaria em metrosp.com.br
Metrô SP
Manutenção Via Permanente - MTV/VPL