[Gvsig_br] Ajuda com georreferenciamento

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Quinta Junho 2 20:03:25 PDT 2011

Buenas, pessoal!

Venho recorrer a lista pois preciso de uma ajuda com o georreferenciamento
de imagens com referência, no gvSIG. Testei no gvSIG 1.10 e 1.11, em windows
XP e em Linux, e em todas as ocasiões o problema se repetiu.

Estou georreferenciando uma imagem Landsat 5 TM, tomando por base outra
imagem Landsat 5 TM, esta ortorretificada. Fiz a composição de bandas que me
interessava (no caso, 321 - RGB), e salvei como um arquivo tiff. A partir
daí, fiz o caminho normal do georreferenciamento no gvSIG atual (na versão
1.2 era diferente), seguindo o mesmo procedimento do tutorial do Esdras (
http://geoparalinux.wordpress.com/2010/09/25/georreferenciamento-no-gvsig-1-9-%e2%80%93-parte-2/
).

Acontece que, ao abrir a janela de georreferenciamento, a imagem a ser
georreferenciada não assume os ajustes de composição e de realce que foram
feitos quando salvo anteriormente, ficando praticamente impossível definir
os pontos de controle. A imagem vem com a cor designada para a última banda
(azul, no caso). E não encontrei em nenhum lugar alguma forma de acessar às
propriedades do raster para fazer esses ajustes na composição das bandas e
no realce da imagem.

Alguém mais já passou por esse problema? É "normal"? Ou estou fazendo algum
passo errado?

Eliazer Kosciuk
http://www.ideaplus.com.br

P.S.: Por sugestão do Jorge Santos, apaguei os arquivos .rmf e .rmf~ que o
gvSIG cria após salvar uma imagem, mas não alterou o comportamento.