[Gvsig_br] (sem assunto)

Nilton Carvalho nilton.carvalho em ymail.com
Terça Janeiro 24 09:04:43 PST 2012

Cara Mayara,

acredito que uma boa saída (simples), seria criar um mapa de densidades de ocorrências do evento crimes. Para construir com cores diferentes, basta clicar com o botão direito na camada, abrir Propriedades -->> Quantities --->> Intervals --->> E definir as cores e os intervalos.

Caso queria criar um raster com densificação de pontos, sendo representado por um gradiente de cores, minha sugestão seria criar utilizando o estimador Kernel.
Como já foi abordado aqui, envio uma transcrição de e-mail passado sobre o tema:

Indico porém, que o mais importante é conhecer melhor a técnica estatística e suas principais variáveis.

"Recomendo este site, com excelente material.
http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/analise/

Lá você irá encontrar o livro 2.: Análise de eventos pontuais. Irá ajudar.

Com relação à construção no gvSIG, basta:
Abrir a sextante -->> Rasterização e Interpolação --->> Na guia
de parâmetros, definir a camada de pontos no campo (Vector Layer) --->> Definir a coluna de atributos que servirão como peso e
objeto de interpolação em (Field) --->> Definir o valor do raio da área de influência ao redor do ponto (Search Radius).

Na guia Raster Output, será importante definir o tamanho da célula de
saída. Recomendo que teste valores para definir a qualidade do raster de saída mas adequado ao seu trabalho."

Espero ter ajudado.

Abrs
Nilton