[Portugal] Re: Portugal e Visual Earth, Open Source e Closed Source

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Wed Jul 9 06:23:23 EDT 2008

Caros Colegas,

Relativamente ao acordo Estado Português/Microsoft no que diz respeito à disponibilização de IG no Visual Earth, só acho que se ficou aquém e se poderia mesmo (se é que não se fez, desconheço o processo) ter tentado chegar a um acordo similar com o Google Earth e o NASA World Wind (aplicações de maior ou igual impacte global), disponibilizando no entanto todo este volume de informação a todo e qualquer utilizador, sem restrições. Paralelamente, espero que seja feito um esforço da Administração Pública no sentido de formar os seus técnicos para aproveitar o melhor possível todo o manancial de potencialidades do Visual Earth, senão o esforço terá sido, mais uma vez, para jornalista escrever e povo ler no jornal do dia...

Duarte, não acho que se esteja a entrar numa espiral "anti-closed software" (ou comerciais) nesta lista, longe disso, nem este é o seu papel. Porquê tanto medo do debate pelo debate? Haverá assim tanto a perder? Não sejamos é ingénuos ao ponto de acreditar que a afirmação dos FOSS se fará sem comparação (inevitável) com os softwares comerciais ou sem a necessária desmistificação de certas "etquetas" que lhes são atribuídas. Sejamos construtivos sim, mostremos bons exemplos sim, mas não tenhamos medo de debater também os prós e contras, as verdades e inverdades, etc.

Reitero que utilizo tanto software comercial como FOSS no meu dia-a-dia, portanto estou particularmente à vontade para dizer que a opção tem de ser baseada sempre numa análise custo-benefício do profissional ou da instituição, sem outros factores exógenos ou preconceitos prévios.

Abraços
AG

http://br.new.mail.yahoo.com/addresses