RE: [Portugal] Desenvolvimento de Soluções

Luís Galiza Cardoso luis.galiza at ua.pt
Fri Jul 11 08:06:13 EDT 2008

Caro Ricardo,

As minhas questões eram sobre os produtos criados SOBRE o "software livre"
não sobre modificações NO "software livre". Alias, aplico as mesmas questões
em desenvolvimentos sobre software proprietário!
Quanto a uma cultura de Software Livre, acho que cada um é livre de escolher
o caminho que pretende seguir. Penso que não devem ser questões sobre
"monopólios" a ditar a escolha!
Quanto à sociedade capitalista, aquilo que sinto é, no que diz respeito ao
uso de "software livre" nas nossas instituições, a grande atracção está na
possibilidade de "ausência de pagamento de licenças" ou "de contractos de
manutenção" e não na liberdade em si!
E isso nota-se ao nível da informação, porque não partilhar livremente a
informação de base, Cartografia, Ortos, PDM's, Censos, RAN, REN,  e por ai
fora? Desculpem a expressão, é sempre um filme quando se pretende aceder a
estes e outros dados!

Agradeço os esclarecimentos do Leonardo sobre os aspectos do "licenciamento
de software"

Luís Cardoso