Re: [Portugal] ajuda para um projecto de visualização de um mapa turístico

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Thu Oct 23 09:53:48 EDT 2008

claudia costa wrote:
> Boa tarde,

Boas,

> Eu não me importo de ser a cobaia para este manual, mas preciso de saber
> se terei "rede" para não me machucar quando "cair"! :-)

Cá está a "rede" a responder. Não queremos que te machuques... Mas bater
com a cabeça na parede, faz parte destas coisas do software aberto. Mas
bate-se, porque se está a aprender.

> De qualquer modo o manual será mais do género "Como criar uma mapa na
> web a partir de shapesfiles e com recurso aos mapas do google earth".
> pode ser?

Pode ser! O Open Layers suporta muito bem a visualização dos mapas da
Google.

> Eu aproveito já e coloco algumas questões...
> 1. o que é isso de criar uma camada entre os dados e a web?

É importante SEPARAR o que são conteúdos da sua forma de apresentação. É
um conceito FUNDAMENTAL em ciências da computação. Eu posso ter uma base
de dados de património. Esta mesma base de dados (conteúdos), pode ser
apresentada de várias formas possíveis: sobre o Google Earth, usando um
*.kml, na Web através do MapGuide, ou numa tabela sem mapa nenhum, em
que listo o número de registos patrimoniais para cada freguesia do vale
do Mondego. Ou seja, os mesmo conteúdos são apresentados de forma
diferente, sem nunca mexer na sua estrutura.

Claro que se pode fazer coisas mais simples, mas menos flexíveis usando
o plano B (está no fim do email).

> 2. Eu tenho de ter então o mapserver e depois colocar por cima o open
> layers? não percebi muito bem como é isso... ou faço primeiro o projecto
> em mapserver e depois abro no open layers e esse é k poderá ficar depois
> na net?

Primeiro começas por instalar o Mapserver ou Geoserver. Lês o
manual/tutorial dos mesmos, para que consigas ler as shapesfiles e
ortos. Quer o Mapserver quer o Geoserver, fazem a ponte entre os dados e
a interface na web que vais criar. Estes servidores lêem os dados em
shapefile e entregam-nos em imagem (WMS) ou GML (WFS).

> 3. eu preciso de ter o postgreSQL para armazenar as shapes?

Não, não precisas. O Mapserver ou o Geoserver lêem as shapes
directamente. Para já, esquece o PostGIS para não complicar.

> 4. o Tile Cache é outro software? da apresentação do Lorenzo eu tinha
> entendido que fazia parte do open layers....

O Tile Cache é outro software. Esquece, para já, o Tile Cache.

> bem, por agora é tudo e desde ja agradeço o "empurrão"!

Empurrões é comigo! Não podia deixar de o dar, vendo-te perigosamente
sobre o precipício do software aberto ;-)

P.S.
Se continuares muito perdida, passamos a um plano B.
1) No plano B, convertemos as shapesfiles para *.kml.
2) Usamos um componente qualquer para a web (em javascript) que
visualize o *.kml sobre o Google maps.
3) O tempo de execução desta tarefa há-de ser inferior a 1h00.

Se quiseres ver um exemplo desta abordagem, vê como está o mapa das
Jornadas. É tão simples como a visualização de um *.kml sobre o Google maps.

> Atenciosamente,

Hasta!

Jorge

> [...]
>          Atenciosamente,
>          Cláudia Costa
>

>         --
>         Cláudia Costa
>         Ambiente, Saúde e Desenvolvimento
>         Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde
>         http://www.uc.pt/geoplanosaude/
>

>         --
>         Cláudia Costa
>         Ambiente, Saúde e Desenvolvimento
>         Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde
>         http://www.uc.pt/geoplanosaude/

> Cláudia Costa
> Ambiente, Saúde e Desenvolvimento
> Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde

tel +351 253604470 fax +351 253604471 cel +351 927210173