[Portugal] Comentário SASIG2008

Pedro Jorge de Sousa Ferreira pedrof at utad.pt
Sun Oct 26 14:55:32 EDT 2008

Antes de mais quero expressar o meu contentamento pelas jornadas
decorridas na passada semana em Águeda. A comissão organizadora está de
facto de parabéns em todos os níveis da realização deste evento. Venho
então dar o meu modesto contributo.
De facto concordo com o que foi dito já em posts anteriores, onde se
referiu que deveria haver uma separação dos workshops, criando situações
mais avançadas para pessoas que têm já conhecimentos alargados no
domínio informático, e workshops introdutórios para que possam
frequentar as pessoas que de linguagem de programação pouco ou nada
percebem. Reparem que por muita boa vontade que haja dentro deste
segundo grupo, acaba por ser sempre desmotivante quando não se consegue
acompanhar a “cavalgada” dos outros. Falo por mim, que no workshop do
OpenLayers andei praticamente aos papeis
 É que HTML e JavaScript não
sei mesmo nada

Uma outra sugestão que quero aqui deixar, e que pode também colmatar esta
diferença de conhecimentos, é a realização de cursos de formação por
níveis faseados, de forma a que uma pessoa (tipo eu :D) pudesse, de uma
maneira progressiva, ir adquirindo conhecimentos nestes softwares. Por
que não criarem um Curso de Introdução ao MapServer e/ou OpenLayers?
Durante 2 ou 3 dias era só MapServer e/ou Open Layers para
principiantes. E depois poder-se-ia realizar um curso para avançados. Ao
fim ao cabo é a passagem dos conhecimentos dos que conhecem e dominam
esses softwares para as pessoas que não lhes tiveram acesso no decorrer
da sua formação. Que acham? Será exequível? Eu acho que sim, até porque
é do meu eu entender que na filosofia do OpenSource existe solidariedade
entre as pessoas. Se forem preciso duas mãos podem contar com as minhas!
Remato este e-mail aplaudindo as pessoas que estiveram à frente do SASIG
que merecem de todos os participantes um grande louvor.
Cumprimentos a todos!

Pedro Ferreira

PS.: Desculpem esta frontalidade, mas como diz o povo: “Quem não chora
não mama”.