Re: [Portugal] Por onde começar?

António Rodrigues agrodrigues at ipt.pt
Wed Sep 10 18:51:48 EDT 2008

Caro Miguel,

Em formato telegráfico:

1. Quantum GIS (ou QGIS), pela facilidade de utilização e um número
cada vez maior de extensões;

2. Python (para escrever extensões para o QGIS e muito mais);

3. Definitivamente GRASS (o QGIS tem um plugin para aceder a todas as
funcionalidades do GRASS). Necessidade, no entanto de converter
informação para formato nativo. Semelhante ao que se fazia (não sei se
ainda se faz) no ARC info /ARCGIS, com a necessidade de converter as
shapes para um formato topológico (as chamadas coverages).

Uma nota final. Tanto o QGIS como o GRASS funcionam melhor em ambiente
Linux (e MAC OS). Pelo que tenho lido, as versões Windows têm
melhorado bastante (em termos de estabilidade).

Nada como fazer o download do QGIS e experimentar.

Nota final: Que eu saiba, tudo o que é vectorial tem que ser
convertido para formato shapefile, e as GRIDS para ascii.

Espero ter ajudado,
António