Re: [Portugal] reprojeção em openlayers

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Tue Apr 28 13:45:59 EDT 2009

Atenção a um pormenor que presumo possa levantar problemas: a projecção
usada pelo Google Maps é uma projecção de Mercator mas de uma esfera e não
de um elipsóide. A epsg:4326 também não é a de Mercator mas a sim a
projecção "latlong" (isto é, não projecção):

# WGS 84
<4326> +proj=longlat +ellps=WGS84 +datum=WGS84 +no_defs  <>

A epsg:3395 ("World Mercator") é a projecção de Mercator do elipsóide e tem
a seguinte instrução do PROJ.4

# WGS 84 / World Mercator
<3395> +proj=merc +lon_0=0 +k=1 +x_0=0 +y_0=0 +ellps=WGS84 +datum=WGS84
+units=m +no_defs  <>

A projecção usada pelo Google Maps deverá ser

+proj=merc +R=6378137 +lon_0=0 +k=1 +x_0=0 +y_0=0 +units=m +no_defs

Apesar de usar coordenadas (long,lat) no elipsóide WGS84 considera nas
fórmulas uma esfera (i.e. excentricidade zero) e não o elipsóide.

Cumprimentos

José A. Gonçalves