[Portugal] grupo educação / ensino

nilogeo at sapo.pt nilogeo at sapo.pt
Mon Dec 7 23:12:21 EST 2009

olá a todos!

Serve este para justificar as minhas ausências nas discussões do grupo
de trabalho
Acontece que trabalho como operário fabril (em regime de turnos) numa
papeleira cá da zona e frequentemente quando a maior
parte do pessoal está a trabalhar eu estou em casa e vice-versa
  (inclusive durante a madrugada). Este aspecto somado ás obrigações
de pai e esposo condicionam um pedaço a minha participação em eventos
sociais. Porém haja vontade.

Tenho acompanhado as discussões através da página do grupo e, além dos
parabéns por a "máquina se encontrar já em movimento" tenho alguns
comentários (se me permitem).
Relativamente á discussão sobre a plataforma a utilizar para as
formações partilho da opinião do Moodle. Já tenho participado em
vários cursos online (inclusive o de IDE do IGN com o colega Nelson) e
devo dizer que funciona muito bem. Tudo depende da forma como se
estrutura o curso e do acompanhamento principalmente no contexto em
causa em que um dos objectivos é "evangelizar" e sensibilizar os Profs
para as potencialidades (educativas e não só) do SASIG. Ainda
relativamente á plataforma Moodle, foi referido que uma das lacunas é
a capacidade,
penso que será facilmente ultrapassável se for possivel (pois não se
é) armazenar (quando for caso disso) os conteúdos mais pesados em
plataformas género rapidshare  e colocar o link no Moodle. É também
possivel  encontrar diversa info relativa ao Moodle  em :
http://docs.moodle.org/en/Moodle_manuals

Outro aspecto referido nas discussões foi a lista dos professores das
instituições de ensino. Sendo eu Geógrafo de formação na "Escola de
Coimbra" e tendo tirado aí outras formações para além desta, tomei a
liberdade de enviar o um mail a sensibilizar os profs que me
ministraram disciplinas onde usei o Sig durante a minha formação.
Porém nenhum deles ainda me respondeu. Enviei também o
inquérito,apesar de na altura em que lá andei apenas se usava o software
concorrente (proprietário). Peço desculpa ao Nelson pois esta é a área
de "intervenção" dele (Coimbra). Quem sabe não deveriamos combinar e
juntos unir esforços para abordagem una? Penso que seria profícuo para
a causa.

Relativamente aos dados livres uma questão: eles existem ainda que não
tratem o território nacional? Se sim porque não utilizar esses que se
sabe serem livres, pois não raras vezes utilizei cartografia
(fornecida pelos profs) de locais onde nunca sequer estive mas que
serviram para os fins formativos. Se não se puder trabalhar com dados
nacionais (o que seria ideal) penso que dever-se-ia pensar numa
hipótese deste género que referi.

Gostei da ideia do questionário e acho que complementa bem o registo
dos casos de utilização do SASIG, porém acho que se deveria ter feito
a abordagem de uma forma mais generalizada que abraçásse os Sig no
geral e tivesse uma parte relativa ao OS. Dever-se-ia também ter
incorporado um campo para perceber em que área do país é que o
questionário estava a chegar que permitiria elaborar no final um mapa
indicativo do estado da disseminação do SASIG no território nacional e
num futuro pensar-se em estratégias de proliferação do mesmo. Não sei
se esta ideia vai ao encontro do que se pretende mas foram ideias que
me surgiram ao ler as discussões.

Aguardo comentários

Abraços Abertos  :-)

Adnilo Chande