Res: [Portugal] EUA Open source?

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Mon Feb 2 12:29:49 EST 2009

Boa gente,

Em relação à "open data", fico/fiquei impressionadíssimo com a pedalada
dos nossos vizinhos. A Alexandra fez uma óptima apresentação no ESLAP, e
mencionou a quantidade de "reais decretos" produzidos em Espanha que
garantem a disponibilização de informação gratuita por parte do IGN (a
começar pela administração local, que não tem que pagar nada). Com o
modelo de financiamento do nosso IGP, nunca lá chegaremos.

Em relação ao nosso caso, parece-me que as coisas vão demorar mesmo.
Tanto quanto fico impressionado com a mentalidade espanhola, fico
desanimado com o que se gasta em software em Portugal (em particular em
SIG). Vejam o site:
http://transparencia-pt.org/?search_str=software
e ficam com dores de barriga. Só o "meu" Município de Braga tem lá 4
facturas que somadas rondam os 325.000,00 Euros... Que grande SIG!

Mas as crises são uma oportunidade. O problema era mesmo haver muito
dinheiro para esbanjar. Vamos aproveitar a falta de recursos da
administração para lhes apresentar novas ideias, que passam pelo
investimento no know how das pessoas, em vez de investirem em licenças.

Um abraço,

Jorge

Seg, 2009-02-02 às 08:45 -0800, Artur Gil escreveu:

> Depois da "open data" (acesso livre aos dados geográficos públicos)
> que já vigora há largos anos, já só faltava o "open software" por
> parte da administração americana. Mais cedo ou mais tarde, a Europa
> replica ;)
>
> Ciao
> AG

> De: Giovanni Manghi <giovanni.manghi  gmail.com>
> Para: portugal  lists.osgeo.org
> Enviadas: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009 14:09:25
> Assunto: [Portugal] EUA Open source?
>
> A noticia não é exactamente de hoje, mas não deixa de ser
> interessante...

> [...]
jorge gustavo rocha
departamento de informática
universidade do minho
4710-057 braga
portugal
N 41º33'44,5" W 8º23'40,5"
tel +351 253604470 fax +351 253604471 cel +351 927210173
                                               ^^^^^^^^^
P.S. Mudei de número de telemóvel.
Use pf este novo número 927210173 (operador: UZO/TMN)