RE: [Portugal] FW: Transformação entre Sistemas de Coordendas: ficheiros Grid NTv2 e actualização do gvSIG

lexivia luis.damasio at gmail.com
Thu Jan 29 14:03:26 EST 2009

Bem, espero que tenha entendido o que José Aires escreveu.
Para converter/re-projectar de Dt73 HGauss (ou de outros datum usados em
Portugal) para PT-TM06 terá de configurar no seu software as transformações
(neste caso usando grelhas de transformação de datum) entre os diferentes
datum. O Prof. José Alberto Gonçalves, para isso, criou já os ficheiros de
transformação que estão disponíveis num dos links que lhe enviei
anteriormente (http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/index.htm),
que são os ficheiros com extensão .gsb e as respectivas instruções de como
executar em diferentes software.
Parece-me que o que o José Aires descreveu foi definir uma nova projecção e
não uma transformação de datum.
Espero que tenha sido de ajuda,
Luis Damásio