[Portugal] Res: Jornadas "A Informação Geográfica na Modernização da Administração Local'- S. Maria Feira

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Sat Jun 13 12:59:18 EDT 2009

> Penso que nesse capítulo, além da lista
> de discussão que funciona optimamente e tem uma dinâmica muito boa,
> o Capítulo Português da OSGEO ainda tem muito caminho para andar e progredir;

Para progredir neste sentido precisamos de formalizar (de uma forma ou
de outra) o Capitulo mesmo -coisa que esperemos de fazer durante o
congresso de Novembro ou logo a seguir- para depois termos mais "força"
à frente das AP e das outras instituições.

>  Se na tua primeira disciplina
> de SIG (na Universidade ou no Curso Profissional) te apresentam o ArcGIS
> ou AutoCadMap como softwares de aprendizagem, porquê preocupares-te em
> procurar alternativas se ninguém te sensibiliza para tal. É preciso
> "atacar" ao nível dos locais de formação, essa é que é essa, para depois
> criar e fidelizar utilizadores.

As vezes não é simples. Ainda no 2007 testemunhei (mas no 2008 aconteceu
o mesmo) -num curso de analise espacial de um mestrado- ensinar piratear
arcgis 9.x a uma turma de 20/25 pessoas. Em total para esta parte do
"programa" foram gastas 4/5 horas do total do curso...

Alguns deste estudantes, prestes a finalizar o mestrado, hoje
perguntam-me o que devem fazer em relação aos sig, já que entretanto
mudaram de pc ou de sistema operativo...

-- Giovanni --