[Portugal] osgeo4w & sde/oracle

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Mon May 18 05:15:52 EDT 2009

Giovanni,

Eu tenho usado o GDAL/OGR com ArcSDE em Oracle, mas não através do QGIS. Nunca vi uma forma de abrir uma conexão no QGIS através do OGR... mas estou interessado.

Em relação ao GDAL/OGR deixo-te algumas notas:

1 - para obter o GDAL/OGR compilado com suporte ao ArcSDE recorro aos binários do Mateuz Lokotz mantém versões muito actualizadas (http://vbkto.dyndns.org:1280), porque a distribuição oficial tem demorado muito tempo a disponibilizar o plugin do ArcSDE.
2 - para usar ArcSDE em versões mais modernas que o compilado no GDAL, podemos usar as dll's do ArcSDE mais recentes e renomeá-las com os nomes exigidos pelo GDAL (p.e. sde91.dll). Quando há erros deste tipo, o GDAL mostra no erro o nome da dll que necessita.
3 - o suporte a rasters ArcSDE é um pouco frágil - se o mosaico tiver alguma dimensão e tiver offsets definidos (algo que não controlamos na criação de mosaicos em ArcSDE), o GDAL "pendura".
4 - tenho tido mais sorte com o suporte do OGR a vectores em ArcSDE - porta-se muito bem.

Se conseguires usar o QGIS para ligar ao ArcSDE manda para a lista a receita!

Um abraço,
Duarte