Re: [Portugal] Re: Geoserver no GISVM com dados no anfitrião

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Tue Sep 22 11:54:51 EDT 2009

Obrigado Luis por dar o feedback da sua experiencia!

> Não consegui ainda mudar o directório de dados do GeoServer na GISVM,
> é possível que nem seja suposto fazer isso,
>  com o tipo de instalação usada - war file.

Baseado nisto:
http://docs.geoserver.org/1.7.x/en/user/data-directory/data-dir-setting.html

Editando o web.xml do geoserver:
sudo vi /usr/local/tomcat/webapps/geoserver/WEB-INF/web.xml

E alterando as seguintes linhas:
        <!--
        <context-param>
       <param-name>GEOSERVER_DATA_DIR</param-name>
       <param-value>C:\eclipse\workspace\geoserver_trunk\cite\confCiteWFSPostGIS</param-value>
        </context-param>
         -->

    <context-param>
       <param-name>GEOSERVER_DATA_DIR</param-name>
       <param-value>/usr/local/tomcat/webapps/geoserver/data/</param-value>
    </context-param>

Tenho usado o Geoserver (dentro do GISVM) em aplicações reais no trabalho e não tenho tido qualquer problema em configurar o acesso aos dados.
É verdade que evito ao máximo aceder a dados de ficheiros (shape, etc) e opto normalmente pelo PostGIS, que no GISVM está mesmo ali à mão de semear! ;-)

Com a instalação actual do Geoserver no GISVM (2008.11.01 edition) o local raiz dos dados do Geoserver é:
/usr/local/tomcat/webapps/geoserver/data

Pegando num exemplo que vem no demo do Geoserver:

o Feature Data Set = "states_shapefile"

Definido no feature data set como: "file:data/shapefiles/states.shp"
Está efectivamente em: "/usr/local/tomcat/webapps/geoserver/data/data/shapefiles/states.shp"

De qualquer forma o Geoserver permite usar ficheiros em qualquer lado (desde que se use o caminho absoluto!)
Ou então usar a técnica do link (ln) criado na pasta raiz (data) anteriormente referida.

Com as imagens / raster (coverages) é equivalente:

o Coverage data set = "worldImageSample"

Definido como: "file:coverages/img_sample/usa.png"
Está efectivamente em: "/usr/local/tomcat/webapps/geoserver/data/coverages/img_sample/usa.png"

> Hoje experimentei usar a GISVM com o VirtualBox e sem dúvida que
> funciona muito melhor. É muito fácil de fazer e aconselho-o a quem
> queira usar a GISVM em cima do Ubuntu (com a resalva da questão da
> licença):

Optimo. E já agora permita-me a ousadia de lhe pedir para fazer um "quick guide" de como instalar o VirtualBox no Ubuntu!?

E já tentou instalar a partir da source? Compilando o Vbox? É que essa versão é Open Source GPL (só a versão binário é que é Personal use!)
Sinceramente nem sei como isto é legalmente possivel! A source ser GPL e o binário proprietário? coisas de advogados... ;-)
http://www.virtualbox.org/wiki/Build_instructions

Era uma optima contribuição...

Obrigado,
Ricardo Pinho