Re: [Portugal] Re: Software FOSS4G para gestão da informação geográfica?

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Tue Aug 24 13:02:08 EDT 2010

Olá David,

Então esse parece-me mais um problema de documentação do que de
software. Existem várias formas de o tentar atacar, nenhuma perfeita.
Em primeiro lugar poderá criar-se um catálogo de temas na base de
dados, que regista para cada um deles a sua localização física,
serviços associados, aplicações que deles dependem, etc. Outra forma
poderá ser a documentação formal usando algo como o Archimate. O revés
será sempre a manutenção desta "documentação" de forma a que permaneça
actualizada com a realidade. Programas que traduzam a gestão da
documentação em acções reais desconheço, mas existem algumas soluções
de reverse engineering que permitem o contrário - produzir
documentação a partir da infraestrutura.

Poderá facilitar nesta tarefa abordar o sistema/instituição como um
conjunto de serviços e elaborar a sua arquitectura.

Espero ter ajudado,

Luís