[Portugal] Iniciar no OpenStreetMap

Victor Ferreira victor at fa.utl.pt
Wed Jan 6 20:08:14 EST 2010

Olá!
A redundância de dados das vias poderão ser interessantes, uma vez que
permite no momento da edição fazer uma "média" visual a partir das tracks.
O passo seguinte será o fazer o upload das tracks gpx para o servidor
OSm, com o seu login de utilizador (o mais aconselhável será ficarem
"públicos" para poderem ser vistos por todos).
Isso permitirá que outros usem/vejam as suas tracks quando trabalharem
nessa zona.

Depois o que eu faço é usar o "JOSM" que é o editor offline do OSM (tem
de o descarregar e instalar - como é JAVA penso que possa ser colocado
numa PEN e ser usado em qualquer computador que tenha máquina JAVA
instalada...), abrir as tracks que tenha da zona em causa dentro do
JOSM, e pedir para descarregar os dados do OSM contíguos à track que
abriu localmente. Ele descarrega os dados existentes (se existirem já
alguns feitos). Depois será começar a criar linhas das vias,
preocupando-se em ligar intersectar correctamente as vias e em criar
circulos nas rotundas (O JOSM tem ferramenta para criar circulos a
partir de pontos de referencia - sempre fica a rotunda mais perfeitinha).
Se tiver POI (pontos de interesse) registados nas paths, eles são
visualizados ao abrir as paths localmente com o JOSM.
Se tiver tirado fotografias (preocupando-se em ter o relógio da máquina
certo com o do GPS) o JOSM também permite abrir fotos localizando-as no
sítio certo da track onde foram tiradas (fotos das placas de nome de rua
ou semelhantes).
Outra coisa será ter por perto a lista das tags para ir classificando as
entidades que vai criando (tipos de estrada, nomes dos pontos de
interesse etc.)
Depis de ter as vias, costumo verificar se os sentidos estão correctos
(principalmente nas otndas :-) ), e se o nome está correcto. Pode ser
necessário verificar a quebra das entidades, para que o nome da rua
fique atribuido ao troço correcto (O JOSM tem ferramenta para criar nó
de ligação entre vias, ou para o apagar).
Atenção que o JOSM tem uma opção que pode ser adicionada na linha de
arranque para fazer com que aceda a mais memória RAM (se a memória não
me falha, por default ele usa 128MB ou coisa que lhe valha). Numa edição
que fiz em Lisboa, tive de aumentar para 500Mb para poder abrir todas as
tracks e dados vectoriais.

Quando achar que já tem trabalho que justifique, faça um upload (menu do
JOSM) da edição para o servidor OSM. Assim fica logo disponível, e
poderá continuar noutro dia.
Toda essa informação pode ser encontrada no WIKI do OSm, mas aqui o
grupo está a tentar preparar material traduzido para português com a
introdução. Se quiser ajudar nesse esforço agradecemos :-)
Veja aqui: http://wiki.osgeo.org/wiki/Osm

Espero que não tenha confundido mais do que ajudado. A edição no OSM é
bastante "visual" e explicar o processo só por texto é difícil. A ver se
alguem nos ajuda a fazer um video tutorial...
Abraço,
Victor Ferreira