[Portugal] Res: [lusogis] Re: ESIG 2010 - Resultados da Votação

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Wed Jan 20 07:43:01 EST 2010

Viva a todos, partilho das opiniões do Ricardo e do Duarte. Já comuniquei à USIG a minha não disponibilidade em apresentar a comunicação oral "Estrutura Ecológica em Ilhas - O Caso de S. Miguel", caso eles decidissem que fosse de apresentar. O efeito corporativista (quer seja de empresa ou de instituição pública) tem ainda demasiado impacte a nível nacional para que uma votação dessas possa ser "justa". Claro que tanto as instituições públicas com muitos funcionários (CM's) e as empresas terão mais facilidade em mobilizar as suas tropas. Fiz exactamente como o Duarte e "não mexi uma palha" para ter mais votos, precisamente para ver o que dava, e deu o que deu. Também não é preciso esquecer que as TIG estão cada vez mais divididas em dois mundos: a aplicacional/temática; e a "informatizada/plataformizada/sistemizada" :), sendo que esta última ganha cada vez mais adeptos e terreno em todos os tipo de geo-conferências. No entanto,
 acho a iniciativa da votação louvável e passível de melhorias (um IP, um voto; etc.). Também penso que se deveriam ter dividido as comunicações postas a votação em painíes temáticos, para haver um mínimo de representatividade de todas as sensibilidades. Enfim, para a próxima será melhor para todos, espero eu :)

Findo isto, desejo a todos os que participarem no ESIG (eu não irei) um evento agrável e construtivo, em que a componente pedagógica e técnica se sobreponha à comercial.

Os melhores cumprimentos a todos
AG