[Portugal] Fwd: [SIG] WMS con ortofotos de Portugal??

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Thu Jul 8 09:55:00 EDT 2010

Caros,

É verdade, é dificil entender a situação... só quem usa software Microsoft, Google ou ESRI (e agora tb Sapo) é que tem acesso à informação do Estado Português. Ou isso, ou então tem de saber programar para poder usar esta informação, quer a partir dos serviços destas empresas, quer a partir do servidor TMS do próprio IGP.

Na minha singela opinião, estou inclinado para a hipótese de a direcção do IGP não compreender a diferença entre o acesso aos dados via uma qualquer API Javascript com aquilo que é possível fazer com serviços WMS... se alguém quiser dar aqui a lição força -  eu estou de férias ;)

De qualquer forma julgo que tudo isto se aproxima do seu fim... proximamente o QGIS terá suporte directo a serviços TMS (que é basicamente um serviço WMS mas em tiles). E como o IGP tem um serviço TMS de ortos publicado via TileCache, em breve os utilizadores de QGIS poderão usar os ortos como base para trabalhar/estudar/passear/... a não ser que o IGP nos surpreenda a todos mais uma vez e corte este serviço :)

O Giovanni pode ter mais info sobre a data para esta nova funcionalidade do QGIS.

Duarte

On Tue, 2010-07-06 at 13:21 +0200, Eloi Ribeiro wrote:
> [...]
>                 portuguesa (n??o tenho ?? a certeza se s??o "orto").
>
>                 N??o ?? um WMS mas com o Mirone ?? pode-se facilmente
>                 construir mosaicos de imagens correctamente
>                 referenciadas.
>                 Um tutorialzito usando as imagens do VirtualEarth aqui
>
>                 http://sites.google.com/site/mironehowtos/tools/retrieve-georeferenced-imagery-from-virtual-earth
>
>                 Claro que tamb??m se pode fazer o mesmo com as do
>                 Google, mas eles dizem que isso n??o ?? legal (embora as
>                 imagens sejam as mesmas das do VE e segundo consta
>                 tenham sido fornecidas a ambos gratuitamente)

Message: 3
At? hoje n?o percebi o porque isto est? feito assim.

Em 6 de julho de 2010 12:21, Eloi Ribeiro <eloi.ribeiro  gmail.com> escreveu:

> [...]
> (IGP) n?o disponibilize nenhum de estes servi?os.
>
> Eloi
>

> 2010/7/6 LUIZ AMADEU COUTINHO <amadeu.vix  gmail.com>

Message: 4