[Portugal] Geoserver no Ubuntu

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Fri Jul 16 07:16:31 EDT 2010

Olá bom dia,

Estou a iniciar-me no Geoserver e para já tenho
usado a versão 2.0.2 standalone (windows installer) no Windows, mas
queria usá-lo em Ubuntu.
Contudo, os guias de instalação que encontrei (do Fernando Quadro e do
próprio site do Geoserver) apenas descrevem a metodologia de instalação
depois de configurado o servlet, mas dada a minha falta de experiência,
gostava de ter um guia que descrevesse os passos desde o início,
incluindo a instalação do Java JDK e do Tomcat. Alguém tem por aí
material?

E já agora aproveito a ocasião, é possível seleccionar
que campos da tabela de atributos mostrar através do Geoserver? Ao criar
 uma Store para uma shapefile ou para uma tabela Postgis e ao configurar
 a Layer, aparecem automaticamente todos os campos da tabela de
atributos. É possível seleccionar apenas alguns? Ou, por
 defeito, aparecem todos?

Obrigado!

Um abraço!
Pedro Venâncio