[Portugal] reprojecção on-the-fly de vector no Qgis

Ricardo Filipe Soares Garcia da ricardo.garcia.silva at gmail.com
Sun Jul 25 07:59:07 EDT 2010

Olá lista

Tenho uma shapefile (que foi convertida de um ficheiro CAD) que se
encontra no sistema de coordenadas Datum Lisboa e tenho como objectivo
reprojectá-la para WGS84.

Consigo fazê-lo sem problemas usando o programa ogr2ogr e os ficheiros
do professor José Gonçalves, através do comando:

ogr2ogr -f "ESRI Shapefile" -s_srs "+init=pt:dlxhg +wktext" -t_srs
"+init=epsg:4326" taludes_canal.shp taludes_canal.dxf

Ora, eu queria fazer isto no Quantum GIS, através da reprojecção "on
the fly", de modo a poder sobrepor o meu ficheiro original (em Datum
Lisboa) com outros dados que estão em WGS84. Estou a usar o QGIS 1.4
do repositório ubuntugis e como SO o kubuntu 10.04. Tentei definir uma
projecção nova no QGIS (na verdade já tentei muitas vezes), com as
seguintes definições proj:

#1 Na esperança de poder usar os ficheiros do professor José Gonçalves:
+proj=tmerc +ellps=intl +nadgrids=ptLX_e89.gsb +lat_0=39d40 +lon_0=8d07'54.862"W

Resultado -> o QGIS vai abaixo mal carrego no botão para salvar a
minha projecção com um erro de asserções (tenho de reportar no bug
tracker...)

#2 Converti os valores de lat_0 e lon_0 para grau decimal, na
esperança de que o QGIS não estivesse preparado para ler as
coordenadas em DMS:
+proj=tmerc +ellps=intl +nadgrids=ptLX_e89.gsb
+lat_0=39.66666666666666 +lon_0=-8.131906111111112

Resultado -> Consigo gravar o sistema de coordenadas. Quando carrego o
meu vector e lhe aplico o novo sistema, ele aparece-me numa
localização absurda e com uma escala ainda mais absurda

#3 Abandonei os ficheiros do professor José Gonçalves e tentei definir
o sistema de coordenadas dlxhg com a definição do Ricardo Pinho, que
aparece nesta thread do fórum da GISVM [1]:
+proj=tmerc +lat_0=39.66666666666666 +lon_0=-8.131906111111112 +k=1
+x_0=0 +y_0=0 +ellps=intl
+towgs84=-288.885,-91.744,126.244,-1.691,0.410,-0.211,-4.598

Resultado -> Resultado igual ao método #2 e igualmente absurdo

Não sei o que fazer mais. Parece que o QGIS está a ignorar a minha
definição do sistema de coordenadas e a tentar aplicar as coordenadas
do ficheiro como se fossem em WGS84, ou seja, ignorando a reprojecção
"on the fly", o que não faz muito sentido, pois esta funcionalidade
funciona perfeitamente noutros vectores. Estou a utilizar o WMS da
NASA para verificar se o vector fica no sítio certo. Se carregar o
ficheiro que reprojectei via ogr2ogr funciona tudo correctamente. Mas
com este, que quero reprojectar em tempo real, não funciona.
O ficheiro de que falo está disponível online (esta versão já está no
formato shapefile) [2]

Obrigado pela ajuda

[1] - http://gisvm.com/forum/index.php?topic=38.0
[2] - http://ubuntuone.com/p/AXE/