[Portugal] Problemas na definição do sistema de coordenadas de geotiff

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Wed Jun 2 15:08:34 EDT 2010

> Ao tentar definir o sistema de coordenadas com o
> # gdalwarp -s_srs EPSG:27492 -t_srs EPSG:27492 xpto.tif
> ou
> # gdalwarp -t_srs EPSG:27492 xpto.tif
>
> o ficheiro fica com o sistema de coordenadas correctamente definido mas a
> imagem é toda negro.
>
> Será que alguém me pode ajudar?
> Desde já muito obrigado.
> David Pinheiro

Desde já os meus cumprimentos pois esta é a minha primeira mensagem
nesta lista.

Quanto à questão, eu tentaria descobrir porque é que a imagem ficou preta.
Uma imagem é preta se todos os seus pixeis RGB valerem 0, ou então a
imagem não e RGB mas sim indexada. Nesse caso, se houver algum problema
na palette (ou colormap segundo outras designações) e o programa que lê
a imagem não for capaz de se desenrascar a fornecer uma por defeito,
então a coisa pode ficar "preta".
Abrindo essa imagem noutros programas, continua a mesma escuridão?

Joaquim Luis