[Portugal] Erro ao abrir o QGIS

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Thu Jun 17 09:25:19 EDT 2010

On 17-06-2010 12:38, Rui Pedro Henriques wrote:
> Olá Duarte,
>
> Obrigado pela ajuda, era de facto esse o problema!
>
> Já agora, a causa foi a instalação da aplicação do cartão do cidadão que
> substituiu esses ficheiros por uma outra versão.
>
> Depois de substituir os ficheiros que indicaste, tive também de colocar na
> pasta system32 o ficheiro "zlib_osgeo.dll" (que também está na pasta Bin)
> para que a aplicação do cartão do cidadão continuasse a funcionar.

Rui,

Se possível seria desejável transmitir a quem faz e distribui esse
programa do cartão do cidadão que eles NÃO devem instalar dlls no
system32 do Windows porque ... os resultados estão à vista.
Na verdade, e apenas deitando-me a adivinhar pelo nome, a livraria
"zlib_osgeo.dll" ja é uma tentativa para evitar este problema pois o
nome original é zlib1.dll (no FWtools ela chama-se também zlib_fw.dll).
Eu referi antes o caso do Arcgis como sendo um dos que distribuia
versões muito velhas desta livaria e as punha no windows/system32.
Agora mesmo como um novo nome para se proteger do problema anterior há
outros que voltaram a fazer renascer o problema.
A solução é tão simples. essas dlls devem estar na directoria dos .exes
que as utilizam

Joaquim