[Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Tue Jun 22 06:59:58 EDT 2010

On 22-06-2010 00:36, Pedro Venâncio wrote:

> Olá boa noite,
>
> Estou aqui para criar um MDT com as curvas de nível das cartas 25k,
> mas não encontro referências relativas à relação que deve ser mantida
> na conversão de vectores para raster, isto é, que tamanho atribuir ao
> pixel, dada a escala e a equidistância das curvas de nível. Encontrei
> vários locais e trabalhos que indicam e utilizam 25 - 30m, mas não
> apontam a justificação para esse valor.
>
> Alguém me pode elucidar ou indicar bibliografia sobre o assunto?
>
> Obrigado!
>

> Abraço!

> [...]

Pedro,

Na verdade o assunto é um bocadito mais complicado do que apenas a
escolha do passo de malha da interpolação.
O que acontece é que não há aqui nenhuma "conversão" de vector para
grelha mas sim uma interpolação, usando um dado algoritmo, para obter a
dita grelha. Ora o problema de interpolar curvas de nível é que os dados
são muito densos a longo de cada curva e relativamente esparços entre as
curvas. Se o gradiente do terreno for baixo a distância entre curvas de
nível pode ser considerável. O resultado disto é que as grelhas
calculados a partir de curvas de nível mostram claramente a sua origem
quando, por exemplo, as iluminamos. Aí vê-se nitidamente que o modelo de
terreno parece as encostas do Douro, ou seja, é constituido por
socalcos. Para obviar a isto existem algoritmos especializados que
procuram na interpolação preveligiar os pontos que lhes estão nas curvas
"em frente e atrás". Eu não conheço em conceto nenhum programa desses,
embora tenha uma vaga idéia de me terem dito que nos pacotes da
Intergeph havia algo desse género. Dentro dos algoritmos mais clássicos
o meu palpite é que a minima curvatura seja o que menos vais evidenciar
esse efeito dos socalcos.

Joaquim Luis