[Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Tue Jun 22 17:59:15 EDT 2010

Em relação ao GRASS, tenho estado a usar o v.surf.rst com bons
resultados. Uso o v.patch para juntar curvas de nível e pontos cotados.
Quem quiser experimentar envio um script em anexo (que encontrei
algures) para fazer validação cruzada e análise de sensibilidade dos
parâmetros de tensão e suavização.

A lógica é: no caso de dados esparsos diminuir a tensão.

Como se tem a possibilidade de extrair imediatamente resultados como uma
quadtree (o processo usa segmentação para regularizar o número de
amostras por área), um ficheiro com os resíduos, e superfícies de
curvatura, declives e exposições, conseguimos avaliar os resultados e
escolher os melhores parâmetros.

Quem quiser tem mais informação na página da Helena Mitasova e na
documentação do GRASS.

Vê no ponto "Spatial interpolation and approximation: methods"
http://courses.ncsu.edu/mea582/common/GIS_anal_lecture/GIS_Anal_Lectall.html

Esta página está muito boa, inclusive tem exemplos das várias
aplicações.
http://grass.osgeo.org/wiki/Contour_lines_to_DEM

No caso do r.surf.contour, tentei-o usar há tempos para forçar as linhas
de água e criar um MDT hidrologicamente correcto. Não permite usar
pontos cotados. Fora isso tem bons resultados. Preferi usar o v.surf.rst
juntamente com um script (v.breach) para forçar as linhas de água. Tive
que o corrigir para as últimas versões do GRASS. Enviei as alterações ao
autor mas não sei se ele actualizou. Envio-o aqui também.

Luís