Re: [Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Tue Jun 22 18:06:24 EDT 2010

Joaquim Luis,

Muito obrigado pelas sugestões!

Pois, eu não conhecia o GMT, no entanto fazendo uma leitura rápida pelas definições dos interpoladores mínima curvatura (do Surfer) e regularized spline with tension do GRASS, parecem-me muito semelhantes. No GRASS pode controlar-se uma grande quantidade de parâmetros do modelo, entre os quais se destacam a tensão e o smooth, permitindo, respectivamente, "achatar" ou "ondular" mais a superfície e fazer passar ou não a superfície pelos pontos iniciais. Também permite criar uma matriz de validação cruzada, o que dará uma ideia do ajustamento da superfície.

Vou optar por este método.

Agradeço a atenção Joaquim Luis, obrigado!

Um abraço!
Pedro Venâncio

Pedro,

O método da mínima curvatura não é um spline. É um operador de 4ª ordem
que obriga a superfície calculada a passar pelos pontos (quando estes
caem nos nodos da grelha). Para além disso, ele tem um parâmetro
chamado tensão que pode ser usado para fazer as variações da superfície
serem mais ou menos bruscas em zonas de gradientes fortes.

Eu não uso o GRASS, já que sou um incondicional do GMT. Masis sobre a
mínima curvatura em

http://gmt.soest.hawaii.edu/gmt/doc/gmt/html/man/surface.html

que seria um dos programas que eu recomendo (mas a mínima curvatura do
Surfer é ainda melhor)