Re: [Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Wed Jun 23 03:29:05 EDT 2010

Olá Pedro, os meu comentários seguem abaixo:

> Faz sentido Luís.
> Por exemplo, na eventual conversão raster -> vector de uma feição de uma carta na escala 1:25.000, por hipótese de uma estrada, o tamanho do pixel não deverá ser inferior ao erro de graficismo associado à escala (5m, neste caso), porque será esse o valor mínimo de representação. Abaixo desses 5m a feição não é cartografável. Estou correcto ou estarei a dizer uma barbaridade?

Sim é isso, se optar por pixel de 4 metros não ganha nada em relação a
um de 5 metros. Se optar por um pixel de 6 metros então está a perder
informação.

> Já as curvas de nível são questões diferentes, porque, como diz, dependerão da escala de aquisição e generalização.

Sim, mas se estiverem a ser capturadas a partir de uma carta gráfica
então o limiar dos 5 metros mantem-se.

>Já agora, encontrei a referência a uma fórmula que relaciona a resolução >espacial (REsp) com a relação de escala (RE), do seguinte modo:

>REsp/0.0002 = RE

É exactamente essa relação que referi. Se bem que isto venha da
cartografia impressa é usado para determinar a escala de dados
digitais. É assim que se determina por exemplo a que altitude deve
voar um sensor fotogrametrico para produzir um ortofotomapa a
determinada escala.

Espero ter ajudado,

Luís