[Portugal] Resolução na conversão vector - raster

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Wed Jun 23 16:40:59 EDT 2010

On Qua, 2010-06-23 at 12:34 -0700, Pedro Venâncio wrote:

> O v.surf.rst permite criar validação cruzada, com o parâmetro cvdev
> (ainda não testei), este script permite determinar iterativamente os
> valores óptimos de tensão e smooth? Que vantagens tem em relação à
> validação cruzada do próprio v.surf.rst?
>
> Em relação aos MDT hidrológicamente consistentes, qual é a metodologia
> que usa? A rede hidrográfica tem informação altimétrica associada?
> Algumas aproximações que já vi quando não se dispõe de rede
> hidrográfica 3D, é criar o MDT, extrair a informação altimétrica do
> MDT para a rede hidrográfica (eventualmente através do v.drape),
> [...]

O script serve para correres o v.surf.rst em modo de validação cruzada,
variando um determinado intervalo de valores nos parâmetros e escrevendo
as estatísticas dos resíduos num ficheiro de texto. Executa-se assim uma
análise de sensibilidade à variação dos parâmetros, para um determinado
conjunto de dados.

Em relação ao v.breach, é usado para retirar os artefactos introduzidos
em linhas de água com vales apertados. Tem o inconveniente de necessitar
de polilinhas que representem as linhas de água. O produto é um conjunto
de pontos, com cotas, que se adicionam aos dados vectoriais iniciais.

Em relação ao tempo necessário para o v.surf.rst, experimenta criar
vários Mapsets, copiar os dados vectoriais, e executar vários v.surf.rst
(vários threads) com regiões de análise (g.region) diferentes. No final
juntas os vários resultados com uma combinação de r.mapcalc e r.patch.

Se os teus dados têm uma distribuição homogénea podes sempre baixar os
valores de segmax (nº de pontos num determinado segmento) e npmin ( nº
de pontos usados para interpolação). A computação será mais rápida. Mas
se os segmentos forem visíveis terás de aumentar o npmin ou até usar o
r.random.cells para densificar com dependência espacial as amostras nas
áreas em défice a partir de um mdt provisório.

Em relação à resolução, salvo raras excepções, nas computações será
sempre usado a resolução definida para a região de análise,
independentemente da resolução dos dados usados. Em caso de dados com
resolução diferente da região será usado um resampling "on the fly".
Para nosso controlo sobre os processos recomendo preparar os dados para
a resolução da região de análise.

Luís