[Portugal] Instalar QGIS no Ubuntu com ecw e mrsid

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Wed Mar 17 19:41:30 EDT 2010

Olá!

> Olá Giovanni!
>
> Já me apercebi que estava a trocar um _ por um - !
>
> No entanto segui a tua sugestão e está a funcionar muito mais rápida e
> facilmente!
>
> Há alguma maneira simples de fazer a actualização para as ultimas
> releases? Ou pelo menos para a 1.5

sim,
há uma "receita" que funciona muito bem para a geração dos packages .deb
da versão qgis-dev. Desta forma se há problemas se pode gerir tudo
facilmente através de apt/synaptic.

Ainda não tive tempo de escrever um guia no wiki, de qualquer forma este
são os passos

*) instalar (só a primeira vez) tudo o necessario para a compilação

apt-get install subversion cmake flex bison libgsl0-dev
libboost-python-dev python-eggtrayicon python-foomatic python-gnome2
python-gps python-gtkhtml2 python-gtkmozembed python-qt4-dev
python-reportlab python-svn grass-dev libqt4-gui sharutils sip4
libqt4-core pyqt4-dev-tools qt4-qmake libqt4-dev libgdal-dev
libncurses5-dev dpkg-dev debhelper libexpat1-dev libxext-dev
libfontconfig1-dev proj libxi-dev libxrandr-dev libxrender-dev
libice-dev libsm-dev cmake-curses-gui

*) descarregar o ultimo código fonte disponível

svn co https://svn.osgeo.org/qgis/trunk/qgis qgis_unstable

*) criar uma pasta "build"

mkdir qgis_unstable/build/

*) passar para esta pasta e correr o "make"

ccmake .. -Wno-dev

no menu que aparecer é necessario habilitar os "global python bindings",
configurar (carregar na tecla "c") e quando aparecer a opção carregar na
tecla "g" (generate).

*) passar para a pasta ao nível superior dar o comando para a geração
dos packages

dpkg-buildpackage -us -uc -b

*) quando acabar é só passar para a pasta ao nivel superior e dar

dpkg -i *.deb

Abraços!

-- Giovanni --