[Portugal] Res: [lusogis] Open source cresce em maturidade?

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Wed Mar 31 07:22:46 EDT 2010

João e Ricardo, "demonizar" as empresas A e B ou as marcas X e Y não me parece razoável. Não sendo um utilizador ESRI neste momento, já o fui durante muitos anos, e sei que grande parte do crescimento desta indústria se deve à visão e trabalho do Jack Dangermond e da sua empresa (o Google Earth e a Internet fizeram o resto). O mesmo se passa com a Autodesk quando falamos de aplicações para Engenharia e Arquitectura. O mercado existe (ainda bem!), e se há quem venda, é porque alguém quer comprar! Tal como em 90% dos problemas sócio-económicos existentes em Portugal, a origem não está nem no mercado nem na ausência de soluções e alternativas (tecnológicas neste caso), mas sim na questão política. Essa é a tecla em que temos de bater, porque daí advêm os problemas (quase) todos. A esmagadora maioria dos políticos/decisores (eleitos por nós) não tem nem conhecimento técnico (nem se assessoram decentemente para o ter), nem
 visão estratégica nem qualquer interesse colectivo no desenvolvimento real e efectivo (económico, tecnológico, social, científico) e na plena democratização da sociedade (informação, dados, aplicações). Felizmente conheço várias excepções a esta regra, mas uma andorinha não faz a Primavera. A única solução é sermos cada vez mais exigentes, frontais e muiiiiiiiito chatos :) O terreno propício a esta alteração de mentalidades é o mesmo de sempre: a escola (seja qual for o nível).

Cumprimentos
AG