[Portugal] Re: Portugal Digest, Vol 24, Issue 38

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Wed Mar 31 20:14:55 EDT 2010

Viva Luis,

> Na minha opinião, para causar impacto junto de um autarca relativamente
> a uma mudança, a abordagem poderá ir por dois lados:

>     1º - A demonstração de poupança em recursos financeiros que...
>     2ª - Enumerar casos de estudo e adopções de FOSS/FOSS4G por...

É a resposta lógica, mas lamento comunicar que não é por aí!
Porquê? porque parte de pressupostos errados, que os dirigentes procuram o melhor para a instituição que dirigem.
Mas infelizmente isso não é assim, procuram o melhor para si e para a sua carreira!

Eu pensava assim há 10 anos, quando optei por ir trabalhar para uma autarquia e levar um projecto SIG Autarquico para a frente!
Com muita determinação e contra tudo e contra todos tentei seguir essa lógica... mas aos poucos fui-me apercebendo que ninguém quer saber de soluções de poupança de recursos financeiros, nem de melhorar a gestão do território: o que se prega ao povo é uma coisa o que se pratica é completamente diferente!

Deixem-me contar uma história real com a qual aprendi uma lição, com grandes custos pessoais!
Em 2006, quando já estava em fase de desistência do projecto SIG Municipal, foi-me feito um convite de um vereador para participar num projecto de Região Digital (Entre Douro e Vouga Digital: http://www.edvdigital.pt ), um projecto 2004-2007 e cuja candidatura não tinha previsto nada em SIG, inclusive qualquer verba! E disseram-me eu era a pessoal indicada para (fazer o milagre de) desenvolver nele "projectos SIG".
Na situação em que me encontrava, aquela era uma oportunidade a não desperdiçar, pois tinha aquela esperança de que a nível regional as coisas fossem diferentes. Mesmo sabendo que tinha pouco mais de 1 ano e 0 de verba, aceitei!
(claro que 0 de verba => open source!!!)

Uma das minhas primeiras acções foi tentar juntar os 5 Municípios (Arouca, Oliveira de Azemeis, SJ Madeira, S Maria da Feira e Vale de Cambra) num projecto comum de SIG Regional, e comecei por propor para debate entre todos os técnicos SIG desses municipios, um "Plano Estratégico de SIG Regional" (leiam com atençao, uma das primeiras versoes)
http://dl.dropbox.com/u/1236917/edvd/sigregional/CC_29jun06_doc_estrat%C3%A9gico_SIGRegional_20060623.pdf

Reparem que em todo o documento, muito cautelosamente, referi o open source apenas num único momento (pag. 6)

"OBJECTIVOS GERAIS:
- Opção de utilização preferencial de software em Código Aberto (Open Source), como forma
de ultrapassar os impedimentos inerentes ao licenciamento e direitos de autor associados
ao software e alcançar a interoperabilidade entre aplicações do Portal Regional."

Que vos parece? o documento em si? Parece lógico, óbvio, inspirador, entusiasmante?
Como pensam que foi a reacção dos colegas a esta proposta?
Aplaudiram, manifestaram entusiasmo e vontade de aderir à ideia!?

NÃO! Apedrejaram-me com críticas!!!
Quer por parte dos técnicos quer por parte dos respectivos Vereadores, e principalmente do município mais "avançado" em SIG, para o qual eu pensei que poderiam entender melhor a proposta e o potencial do projecto: Santa Maria da Feira!

E sabem qual foi o fim da história?
Depois de muita persistência minha e algumas alterações, sempre acompanhadas de critica e bota abaixo, lá se assinou o Plano! Mas nunca ninguém fez nada, ou quase nada para o cumprir! (e isso foi dito claramente em reuniões). O pouco que foi feito, foi feito por mim, sozinho, e deixei uma pequena janela disponível aqui:
http://sig.entredouroevouga.pt

Conclusão:
NÃO PARTAM DE PRESSUPOSTOS ERRADOS DE QUE A LÓGICA E A RACIONALIDADE EM PROLE DO INTERESSE PUBLICO SÃO A BASE DA DECISÃO!

Mas continuo a acreditar que há outras maneiras de dar a volta, tem de haver!!!
Talvez se possa aprender com o exemplo do Linux vs Windows  ;-)
Acho que o segredo está na cooperação dos "bons", a união faz a força!

RP