[Portugal] sobrepor raster a um google satelite layer no qgis

Daniel Carvalho idnael at gmail.com
Thu Nov 11 08:09:55 EST 2010

olá

depois de várias tentativas sem conseguir fazer isto venho aqui pedir
ajuda. Deve ser erro com os sistemas de coordenadas.

Tenho um "extracto do ortofotomapa digital" digitalizado apartir do
papel, e quero sobrepo-lo as imagens de satélite do google.

Primeiro usei o Georeferencer plugin do QGIS para georeferenciar o
raster. Indiquei as coordenadas em sistema de coordenadas militares
(HGM) dos dois cantos, Transformation type LINEAR, e o target SRS é
EPSG:20790 (é o correspondente ao HGM. CERTO??)

Mas para sobrepor ao google satellite layer (que criei com o OpenLayers
plugin) eles tém que estar no mesmo sistema de coordenadas porque o QGIS
não suporta "on the fly" conversion com rasters...

Por isso usei o gdalwarp.
source SRS = EPSG:20790
target SRS = EPSG:900913 (é o "google mercator" usado no google maps.
CERTO????)

Resultado:  o raster vai parar 20km a norte, na vertical do sitio correcto.
Além disso o raster não é visualizado, o que parece indicar que o QGIS
pensa que está num sistema decoordenadas diferente do google satellite
layer...

ideias?
daniel