RE: [Portugal] Off-topic: microstation *.top e catálogos *.cat

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Thu Nov 11 13:32:39 EST 2010

Luís,

Sem usar NgXis, o formato da cartografia multicodificada do IGP é na prática um formato proprietário, fechado a qualquer outro software.

Sucede que os códigos de cada objecto gráfico estão guardados numa área denominada “user data linkages”, e dificilmente se encontra software que capaz de ler esta área para que possamos depois decompor em códigos presentes no catálogo. Mas esta decomposição nem é muito difícil (penso que estão em decimal e converte-se para hexadecimal). O problema está mesmo em conseguir ler esta informação no ficheiro top (que é um dgn a que se mudou a extensão).

Os programas que vi ler estes códigos são o FME (excelente, mas complexo, e que custava ~700€ há 4 anos), e um utilitário desenvolvido pela SIQuant que testei em tempos (http://www.siquant.pt/portal/GeoQuality@141.aspx). Segundo me recordo tinha um bom potencial, mas aparentemente parou no tempo. De qualquer forma, é uma opção que eu exploraria, em alternativa a MicroStation+NgXis. Penso que está para download gratuito…

Em tempos também, o Frank Warmerdam disse-me estar convencido que o OGR também lias estes códigos, usando na altura a dgnlib. Pareceu-me a mim que ele se referia na realidade aos mslinks, que não são o que se pretende. Nunca cheguei ao fundo desta questão, e de qualquer forma, a dgnlib também segundo sei tem actualmente problemas de licenciamento (tem de ser paga)…

Acho este tópico muito interessante, e gostaria de saber de outras experiências sobre a conversão de dgn’s multicodificados.

Antes que me esqueça, eu ouvi pessoalmente o Eng.º Cordeiro do IGP, afirmar que o IGP faria esta conversão para shapefile gratuitamente desde que solicitado. Acho que não alucinei, e foi numa sala cheia de gente… (julgo que no penúltimo ESIG, se a memória não me falha). Talvez seja esta a primeira opção a investigar.

E finalmente, não esquecer as dores de cabeça que esta conversão provocará quanto a polígonos ilha ou vazios…

Duarte