Re: [Portugal] Off-topic: microstation *.top e catálogos *.cat

Luis Miguel lmikegeo at yahoo.com
Thu Nov 11 19:03:34 EST 2010

Hi List,

Este assunto é sem dúvida bastante interessante. Algumas considerações:
- O principal problema a resolver na posse de cartografia multicodificada
consiste na replicação dos vectores (n códigos --> n vectores).

Neste aspecto acho que vamos estar sempre dependentes de aplicações fechadas (ou
então desenvolver uma em MDL, MicroStation Basic, etc..). Apenas acrescento uma
às que o Duarte referiu: pgeCOD da Pregale, http://www.pregale.com/produtos.html

- A multicodificação também pode ser simulada em Autocad. Sobre este aspecto
ver:
"Bibliotecas de símbolos e dados auxiliares de                        produção"-
http://www.igeo.pt/servicos/Autoridade_Nacional/Biblioteca_DWG_10k.zip
(Esta pasta tem um ficheiro multicodigos.doc)

- Há uns tempos atrás elaborei uma tabela de mapeamento, que funciona em
Microstation V8  a qual nomeia um objecto em função do nível, simbologia e
geometria. Para utilizá-la é necessário que a cartografia se encontre replicada.
Nota: na altura constatei que no catálogo de objectos do IGP não existiam dois
códigos com a mesma simbologia + level e tipo de geometria associada. A tabela
não inclui a toponimia.
XLS: http://geomatica.no.sapo.pt/file/tabela.xls
CSV: http://geomatica.no.sapo.pt/file/tabela.csv

Depois de efectuar o mapeamento podemos carreagar os dados em SIG tendo para
cada objecto uma layer.

- O IGP disponibiliza para download várias routinas que lidam com multicódigos
mas nenhuma faz replicação de vectores.
http://www.igeo.pt/produtos/Cartografia/download/download_caixa_de_ferramentas.htm

Cumps

Luis Tavares