RE: [Portugal] Catálogo de raster no QGIS

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Mon Nov 22 12:28:11 EST 2010


Viva Hugo.

Um hipótese "mista"  que não explorei no artigo é criar uma imagem com 2x, 3x ou 4x pior resolução que os originais a partir do vrt. Pode-se usar o gdal_translate a partir do vrt com a opção -outsize 25% 25%. Este mosaico intermédio pode ser comprimido com jpeg de forma bastante agressiva, por exemplo com qualidade = 65 a 45. (é a minha preferência)

Depois, criam-se as pirâmides para este mosaico intermédio, também comprimidas com jpeg, agressivamente.

No final, usamos o vrt para escalas grandes, e o mosaico intermédio para as restantes. Funciona muito bem, e não ocupa muito espaço. Poderá ainda ser necessário criar pirâmides para os originais usados no vrt, mas eu experimentava primeiro sem pirâmides para ver se o desempenho é bom nas escalas grandes quando entra o vrt.

Duarte

De: Hugo [mailto:hfpmartins  gmail.com]
Enviada: segunda-feira, 22 de Novembro de 2010 12:11
Para: portugal
Assunto: [Portugal] Catálogo de raster no QGIS

Bom dia a todos,

Tenho um conjunto de ortofotomapas que gostaria de carregar no QGIS. Como são muitas as imagens, estava a tentar alguma maneira expedita de carregar todas essas imagens de uma só vez. Experimentei usar o VRT mas como as imagens vem de um disco externo e são bastantes o display do vrt fica extremamente lento. Pensei então tentar criar um shapefile com os caminhos para as imagens e criar uma acção que quando clicasse numa feature ele carregasse a imagem em causa. Será isto possível e como???

Obrigado pela ajuda,

Hugo

--
Hugo Martins
LabNT - ISEGI UNL
Campus de Campolide
1070-312 Lisboa
N 38°43'56.84", W 9°9'35.74"
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/attachments/20101122/866e6a44/attachment.html


More information about the Portugal mailing list