[Portugal] Direitos e afins

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Tue Nov 30 07:11:49 EST 2010

Caro André,

1) Em termos legais não podes redistribuir um trabalho que foi feito com
base na carta geológica. Isto é, podes usar a informação e até podes
fazer trabalhos derivados, mas que nunca sejam uma mera simplificação ou
síntese do que existe na carta geológica [meu entendimento]. O valor
acrescentado por ti ou por outros tem que ser significativamente
superior ao que estás a extrair da informação existente.

2) Em termos morais o Instituto Geológico e Mineiro não pode vender o
que obteve com o dinheiro dos contribuintes nacionais e estrangeiros
(trabalhos pagos com fundos europeus). Parece-me, contudo, que esta
noção desvirtuada de propriedade faz parte do pecado original dos
geólogos. Precisam-se de geólogos com outro DNA.

Já agora, daqui a duas semanas é o Congresso Nacional de Geomorfologia,
no Porto, cujo programa mando em anexo. Vê se consegues descobrir alguma
das seguintes palavras no programa: open source, grátis, partilhar,
publicar, online, cooperar, colaborar, etc.

São os meus 2 cêntimos de alguém que nunca conseguiu fazer nada de jeito
com a geologia, por falta de dados.

Abraço,

Jorge