[Portugal] Converter do formato Shape para OSM

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Thu Oct 14 19:08:09 EDT 2010

Boa noite Diego,

Sim, já tenho usado a script perl shp2osm com sucesso. Mando-te uma
shapefile e os passos que usei para a converter, numa instalação nova do
Ubuntu 10.10. O exemplo é obviamente com linhas.

Mando-te um print screen como resultado no JOSM.
A shapefile que converti (é uma shapefile super desactualizada, mas com
umas quantas ruas), está temporariamente na minha dropbox, em
http://dl.dropbox.com/u/5489125/Eixos.zip.
É que esta lista não deixa passar mensagens com mais de 400k :-(

1) wget
http://svn.openstreetmap.org/applications/utils/import/shp2osm/shp2osm.pl

Se faltar o módulo Geo/ShapeFile, instalar o mesmo com:
1.1) sudo perl -MCPAN -e 'shell'
cpan> install Geo::ShapeFile

2) perl shp2osm.pl Eixos > eixos.osm

3) wget http://josm.openstreetmap.de/josm-latest.jar

4) java -jar josm-latest.jar
E abri o ficheiro criado, com sucesso.

Espero que consigas replicar esta conversão. Provavelmente há algum erro
ou inconsistência na shapefile que queres converter. Se precisares de
mais ajuda, passa a tua shapefile para se tentar validar ou limpar.

Abraço,

Jorge