[Portugal] Dúvidas sobre licenças Freeware

Lisbeth Christina lisbethchristina gmail.com
Domingo, 18 de Dezembro de 2011 - 17:08:21 EST

Boa noite,

É primeira vez que intervenho com uma mensagem na mail-list, mas de facto
algumas dúvidas (pertinentes, julgo eu!) me surgem, e que já me acompanham
desde o inicio da minha aventura nos Open Sources, e que apesar das
pesquisas e do transcorrer o tempo não consigo ver esclarecidas.

Como já tenho manifestado em ocasiões anteriores, estou a trabalhar numa
dissertação de mestrado para o curso de Engenharia Geográfica da
Universidade de Coimbra. O tema da Dissertação é  "Avaliação das
potencialidades dos SIG open source no âmbito das autarquias locais ", e
como é lógico, tentei começar pela base do ser, ou seja o tipo de
licenciamento destas ferramentas. Ao que descubro que existem muitos
softwares freeware, que não são necessáriamente open source, mas ainda,
existem softwares freeware mas que é apenas freeware para uso pessoal e/ou
doméstico, ou seja, não pode ser  aplicado em PC de instituições ou
empresas.

Então, não consigo dismitificar, de forma particular para os softwares de
SIG qual é o caso em cada um? ou seja, que tipo de utilização poderá ser
dada ao QGIS? GRASS? gvSIG? GISvm? Kosmo? OpenJump? Sextante? uDig? ILWIS?
OpenLayers? MapServer? Geoserver? e outros!

Foram muito úteis as páginas:

http://wiki.osgeo.org/wiki/Desmistificar_cren%C3%A7as_sobre_os_SIG_livres

http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft

Mas não me esclarecem, relativamente ao tipo de licença, o que posso usar
para implementar numa Autarquia?

Ainda, por outro lado, há páginas, que referem links que na verdade não
estão disponíveis, como posso saber quem é o autor de uma página da
OSGEO??? como posso contactar os autores de uma página para pedir
informações sobre os links que não funcionam? por exemplo nos manuais da
GvSIG, não abrem no seguinte link:

http://wiki.osgeo.org/wiki/GvSIG:

Desde já muito grata a todos pela atenção prestada.

Lisbeth Christina

--
Lisbeth Christina