[Portugal] Cartagen

Pedro Mendes p.m.g.mendes gmail.com
Sábado, 24 de Dezembro de 2011 - 07:47:47 EST

Viva,

"O fim do OpenLayers?"
Parece-me adequado avaliar bem o propósito desta framework antes de entrar
em comparação com o OpenLayers (ou mesmo outras)

 - Specs OGC: Não me parece ser uma framework javascript que consiga ser um
cliente capaz de consumir respostas de web map servers que implementem
serviços standard da OGC como WFS, WMS, WCS, etc. Pelo menos não vejo
nenhuma classe capaz disso.. Ah ok, está explicado:

*"you must provide it with static data or every location you want it to
load - it cannot dynamically fetch data from a server"*

Já o OpenLayers consegue instanciar Layers com dados provinientes de
servidores remotos. Uma pequena lista com as fontes de informação para a
qual está capacitado:

Google, Image, KaMap, KaMapCache, MapGuide, MapServer, MultiMap, TMS,
TileCache, VirtualEarth, WMS, WorldWind, Yahoo, Boxes, GML, GeoRSS,
Markers, PointTrack, Text, Vector, WFS, etc..

E parece só consumir (geo)json, apesar de existirem algumas classes
referentes ao carregamento de rasters. Quanto a formatos para
transferências de dados, o OpenLayers possibilita o uso de: GML, GeoJSON,
GeoRSS, GML, GPX, JSON, KML, TEXT, WKT, XLS, XLM, etc..

Na minha opinião, a Cartagen é interessante na forma em que facilita a
utilização da sintaxe CSS no styling dinâmico, além disso...

Mendes.