[Portugal] Converter shapefile para kml com o OGR, para abrir no Google Earth

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Thu Jan 6 11:36:09 EST 2011

On 06-01-2011 14:35, Andre Mano wrote:
> Olá Orlando,
>
> Esse desfazamento que referes é de que ordem? Alguns metros, ou alguns km?
>
> É que se for apenas de alguns metros, isso é um problema incontornável
> que se explica pela projecção utilizada pelo google earth. Mesmo dados
> recolhidos com o EPSG 4326 através de GPS nunca são projectados
> exactamente no mesmo sítio.
>
> http://freegeographytools.com/2007/why-are-my-gps-positions-in-the-wrong-place-in-google-earth
>
> O GE é uma excelente aplicação para visualizar e partilhar dados de
> [...]

Não acredito que a informação/caso descrita no link acima se possa
generalizar para dizer que o GE erra sempre dessa maneira.
Fui comparar rapidamente com pontos aqui na ilha de Faro, onde as
imagens são de muito boa qualidade e bem referenciadas, e as diferenças
foram da ordem de 1 m. Claro que (como aliás é referido num dos
comentário do blogue) as imagens estiverem com uma referenciação mais
'duvidosa' então diferenças de 10 ou mais metros podem facilmente aparecer.

Joaquim Luis