[Portugal] Erro ao ler WFS gerado no Geoserver 2.0.2 no OpenLayers 2.10

Hugo hfpmartins at gmail.com
Wed Jan 12 09:13:10 EST 2011

Olá,

> O OpenLayers.ProxyHost so tem de ser configurado se estas a aceder a um
> a web service que esteja num outro server quando tens tudo em localhost
> nao necessitas de Proxyhost

Isto não é bem assim Jorge. Mesmo no caso de ter tudo no mesmo servidor os
domínios não são os mesmos e não respeitam a regra *Same Origin Policy*.
http://localhost não é o mesmo domínio que http://localhost:8080.

No caso do WMS de facto não é preciso preocuparmo-nos com o proxy mas no
caso do WFS é estritamente necessário configurarmos o proxy. Outro problema
também recorrente na utilização de WFS em Openlayers é o namespace (que é
definido ao nível do geoserver por exemplo). Tenta definir o teu WFS da
seguinte forma:

var pontos2 = new OpenLayers.Layer.Vector(
                "WFS PostgreSQL",
                {
                    projection: mercator,
                    strategies: [new OpenLayers.Strategy.BBOX()],
                    protocol: new OpenLayers.Protocol.WFS({
                        version: '1.1.0',
                        url: 'http://localhost:8080/geoserver/wfs?',
                        srsName: 'EPSG:900913',
                        featureType: 'sede_concelhos',
                        featureNS: 'http://localhost/open',
                        geometryName: 'the_geom'
                    })
                }
            );

> Nao  sei que a ponto estao habituados a fazer desenvolvimento em
> Javascript mas aconselho a usar a extensao firebug to firefox
>
> http://getfirebug.com/
>
> dar uma vista de olhos aos tutoriais e depois usar o firebug para ver o
> que o servidor esta a mandar e tb ver se existe algo dentro do var wfslayer

Sem dúvida que o firebug é uma ferramenta essencial e muito poderosa no
debugging e tweaking.

Espero ter ajudado.
Abc,

Hugo