[Portugal] EPSG

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Tue Jan 18 09:43:11 EST 2011

Caro André Mano

O sistema de coordenadas Bessel-Bonne é baseado no datum Lisboa, calculado
sobre o elipsóide de Bessel (não o de Hayford). Para o sistema de
coordenadas geográficas respectivo existem dois códigos epsg: 4666 e 4904 -
um tem longitudes com origem no meridiano internacional e o outro no
meridiano de Lisboa.
Quanto ao sistema de coordenadas projectadas (projecção de Bonne) ele também
tem um código na base de dados epsg, que é o 2963. O problema surge com o
facto de que a importação das definições de projecção para o PROJ.4 falha.

Extracto do ficheiro epsg que vem com o PROJ.4:

# Lisbon 1890
<4666> +proj=longlat +ellps=bessel +no_defs  <>

# Lisbon 1890 (Lisbon)
<4904> +proj=longlat +ellps=bessel +pm=lisbon +no_defs  <>

# Lisbon 1890 (Lisbon) / Portugal Bonne
# Unable to translate coordinate system EPSG:2963 into PROJ.4 format.

A dificuldade está na inversão dos eixos (X e Y positivos para oeste e sul).
Considerando eixos nas orientações normais (o que obriga a tomar coordenadas
simétricas das da carta) pode-se usar a seguinte definição do PROJ.4:

+proj=bonne +ellps=bessel +lat_1=39.666666666667 +lon_0=-8.131906111111

Para a transformação de datum pode-se usar +towgs84=508,-191,565. Também
tenho uma grelha em:
http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/ptLB_e89.gsb

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves