[Portugal] Re: Problema QGIS Ubuntu 10.10

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Thu Mar 10 08:49:11 EST 2011

João,

Provavelmente (muito provavelmente) tens instalações do QGIS que foram
feitas por ti, a partir das sources, e não utilizando pacotes.

Quando utilizas pacotes, toda essa gestão pode ser feita a partir do
gestor de pacotes. Quanto instalas o software a partir das sources, essa
gestão tem que ser feita por ti, assim como updates, etc.

O que sugiro é que uses sempre o software devidamente compilado e
empacotado, em vez de tentares ser tu a fazê-lo.

Para já, preciso de saber mais coisas. Diz-me:

1) Que "qgis" está a ser executado a partir do menu? Vai a:
Sistema->Preferências->Menu Pinrcipal. Procura onde está a entrada do
QGIS (debaixo de Ciência ou de SIG) e nas propriedades vê qual é o
caminho para o executável.

Copia para aqui, sff.

2) Que pacotes do qgis estão instalados? Corre o seguinte comando:
dpkg -l | grep qgis

Copia para aqui, sff.

3) Só removeste os pacotes, ou removeste e instalaste novamente o QGIS?
Se ainda não os voltaste a instalar a partir do repositório que referi,
faz essa instalação.

4) Na linha de comandos faz:
which qgis

Copia para aqui, sff.