Re: [Portugal] arquivo log com alterações de cada utilizador n pgadmin

Diego Moreira moreira.geo at gmail.com
Thu Sep 1 08:28:42 EDT 2011

Bom dia Pedro,

Este é um tema bem interessante, acredito que para todos que tem sobre sua
responsabilidade uma base de dados que pode ser editada por várias pessoas.
Infelizmente ou felizmente aqui onde trabalho tenho uma EUquipe. Portanto,
nunca senti a necessidade de implementar um mecanismo destes.... Mas já
pensei e conversei com algumas pessoas sobre.

Vai a minha sugestão:

Criação de arquivo de log:

Assim como algumas aplicações corporativas, tipo as bancárias que precisam
manter um histórico das transações para cada conta,  acredito que uma
solução interessante seria criar uma tabela que armazenasse estas
informações ao invés de usar o log do PG.
É bem simples, basicamente funcionaria assim:

Você teria uma tabela com os (possíveis) seguintes dados
ID;
USUÁRIO;  nome do usuário
DATAHORA; data e hora da alteração
OPERACAO; tipo de operação (REMOVE, INSERT, UPDATE)
TABLE; nome da tabela que esta sendo alterada
OLD_FEATURE; campo não deve ser obrigatória( para o casa de insert);
Concatenação das colunas da tabela que esta sendo alterada
NEW_FEATURE; Concatenação das colunas da tabela que esta sendo alterada

Vc criaria uma trigger para a tabela em que ocorre as edições que seria
acionada toda da vez ocorresse alguma alteração (REMOVE, INSERT, UPDATE).
Com relação a oldFeature e newFeature, não coloquei geometry, por que pode
ser interessante armazenar as alterações dos dados alfanuméricos tbm.

Acho que a idéia é mais ou menos esta.

Ah... Caso exista uma tabela com as informações de onde cada usuário pode
editar vc pode testar isso primeiro... e não deixar inserir ou alterar por
que está em uma área em que o usuário não tem permissão...

Com relação ao backup... de uma olhada aqui
http://postgrecenter.pgopen.com.br/automatizando-rotinas-de-backup-e-vacuum-no-postgresql-crontab/

Espero ter sido útil...

Diego Moreira Carvalho